Educação Infantil
Educação Infantil é a fase que
envolve crianças de 0 a 6 anos de idade, considerada a primeira etapa da Educação
Básica. O objetivo é o desenvolvimento integral das crianças, ou seja, não
apenas o cognitivo, mas também o físico e o sócio emocional.
Esta fase está dividida em
dois segmentos: creche (crianças de 0 a 3 anos) e pré-escola (crianças de 4 a 5
anos e 11 meses).
A primeira infância é um
período crucial na vida das crianças, é nesta fase que elas adquirem
capacidades fundamentais para o desenvolvimento de habilidades que irão ter
impacto na sua vida adulta, por isso, cuidar da Educação Infantil é cuidar do
futuro das nossas crianças.
Não deve haver distinção
alguma decorrente de origem geográfica, cor da pele, traços de rosto e cabelo,
da etnia, nacionalidade, sexo, de deficiência física ou mental, nível
socioeconómico ou classe social.
A afetividade deve estar
presente em todos os momentos do ambiente escolar. Vem sendo debatida e
defendida há alguns anos por grandes teóricos educacionais, psicólogos,
pedagogos, psicopedagogos e profissionais da educação em geral. As relações
afetivas não podem ser ignoradas, pois estão presentes no desenvolvimento,
fazem parte da natureza humana e podem interferir de forma positiva nos
processos cognitivos. A escola e a família muitas vezes ignoram a importância
da afetividade na educação infantil. E é na Educação Infantil que a criança
adquire as suas primeiras experiências de vida escolar e serão essas
experiências que levarão as crianças a sentirem prazer ou desprazer pela escola.
São muitas as contribuições da relação afetiva para o processo de aprendizagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário